Rondônia, 11 de dezembro de 2019

NOTÍCIAS

04/07/2019 14:53

Porto Velho

Buraco do Candiru completa três anos e homenageia músicos, escritores e poetas

Na Calçada das Estrelas do Rio Madeira serão postas cinco novas estrelas numa homenagem da Confraria dos Amigos do Buraco do Candiru às personalidades de nossa terra.

Buraco do Candiru completa três anos e homenageia músicos, escritores e poetas

A Confraria dos Amigos Buraco do Candiru, na comemoração de três anos de existência do Buraco do Candiru, irá homenagear com estrelas gravadas na sua calçada, o músico Lito Casara, o professor e poeta Silvio Persivo, Nicodemos Alves, o “7 Cordas de Ouro”,notável violonista de nossa capital, o Dadá Batista, o moleque atrevido do Areal e a primeira mulher a ter uma estrela na Calçada das Estrelas do Rio Madeira, Ana Maria Tourinho. A cerimônia de colocação das estrelas na calçada será feita no próximo dia 06 de julho (sábado), quando serão postas, na calçada, as estrelas em homenagem aos seus feitos e participação na vida cultural de nosso Estado. O evento será no Buraco do Candiru, Guiana 2863, no Bairro da Embratel, com a presença dos homenageados, familiares e convidados e o público em geral. Está prevista também a presença de renomados artistas locais que, depois da cerimônia, irão festejar o acontecimento.

Razão das escolhas

A escolha dos homenageados decorre de suas trajetórias, ligações com a cidade, livros, canções, músicas e vida. No caso da escritora Ana Marinha Tourinho, a primeira mulher a ter seu nome na calçada, trata-se de uma farmacêutica Bioquímica, ex professora da Universidade Federal do Pará - UFPa, colaboradora do Alto Madeira, escritora, poetisa, autora de livros de poesia, 1ª Diretora Financeira da AJEB-RJ, Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil-RJ; Membro da ADABL – Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras; da A.C.I.M.A - AssociazioneCulturaleInternazionale Mandala, Torino-Itália, e da Associação de Poetas Portugueses - Lisboa, Portugal. Recentemente conquistou 2º lugar em verso, no ConcorsoLetterario Internazionale - A.C.I.M.A 2019 em Torino, Itália.O geógrafo, ambientalista e músico Emanuel Fulton Madeira Casara, o famoso Lito Casara, é, talvez, o maior conhecedor do Rio Madeira, bem como se destaca por ser um reconhecido às do bandolim, responsável pelos movimentos de chorinho em Porto Velho e um dos que ajudou a tornar celebre as rodas musicais do Salomão, bar de Belo Horizonte. Lito também é um compositor reconhecido nacionalmente. Já o Dadá Batista (AdaidesBatista dos Santos) já iniciou sua trajetória sendo governador mirim, passando a ser membro fundador e primeiro presidente do Movimento Alma Negra – MOAN, fundou também o movimento de Criação Cabeça de Negro, bem como militou em jornais, rádios e tvs, foi chefe de departamento de comunicação da Assembleia e da Unir e fez vários shows inclusive o que trouxe Taiguara de volta ao Brasil. Está reunindo parte de seus poemas no livro “21 Poemas Blues e Uma Canção Berade(i)ra”. Nicodemos Alves de Lima, um grande músico especialista no violão de 7 cordas, tem uma trajetória musical, em especial nos últimos tempos com sua esposa, Rose, uma flautista maravilhosa, que inclui parceria com diversos artistas, sempre encantando e tornando a vida das pessoas melhores. Silvio Persivo éum economista reconhecido, também presente na vida da Universidade de Rondônia como professor de Economia, é homenageadopor ser um poeta de indiscutível talento que já traduziu mais de 4 mil poesias, grande parte delas disponível no seu blog Viva a Poesia (https://serpoeta.blogspot.com/) e com 17 livros já publicados, é, sem dúvida, um dos intelectuais mais ativos da Amazônia. Entre as grandes personalidades que irão prestigiar as homenagens se encontra Euro Tourinho, presidente de honra da Confraria, um ícone da imprensa amazônica e o jornalista mais antigo e de maior tempo de atividade na imprensa nacional, que irá saudar os novos companheiros, de vez que ele foi a primeira pessoa a ser homenageada na Calçada das Estrelas do Rio Madeira.

.


Fonte:Assessoria





Últimas notícias

Carregando...

Notícias relacionadas

Carregando...
Carregando...