Rondônia, 20 de junho de 2019

NOTÍCIAS

10/06/2019 14:41

Porto Velho

Litorina volta a andar nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Mais de duas mil pessoas participaram da inauguração da litorina

Litorina volta a andar nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A litorina, pequeno vagão ferroviário que transportava na época o salário dos funcionários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), além de engenheiros, médicos, entre outros profissionais, voltou aos trilhos da lendária ferrovia neste domingo (9) e contou com a participação de mais de duas mil pessoas que esperavam ansiosas pela inauguração que simboliza a história viva.

O passeio, de apenas 15 minutos, foi o suficiente para que essa família voltasse no tempo. A mãe Lilian Socorro Nunes, quando pequena, viu o funcionamento de outras máquinas ferroviárias e não esperava ver o retorno da litorina. Já a filha, adolescente, pôde reviver ao lado da mãe toda a história percorrida por aqueles trilhos.

“A litorina é a história viva! Só o fato de poder dar um passeio nela, depois de tantos anos, é como entrar em um pedaço da história, revivê-la outra vez. E estar vivendo isso com meus filhos não tem preço” comemorou Lilian Socorro.

A filha dela, Gabriela Maria Nunes Vieira, diz que é uma forma de aprender a história na prática. “Minha mãe é historiadora e com ela aprendi a gostar da nossa história. Com o passeio é possível aprender bastante sobre o que acontecia naquela época”.

O veículo faz um percurso de mais de dois quilômetros, saindo da igreja de Santo Antônio até o Casarão dos Ingleses, construído no século XIX. Um passeio com duração em média de 15 a 20 minutos, onde cerca de 15 passageiros podem contemplar a história. A viagem conta ainda com um guia turístico que explica o que representa cada local por onde passa o pequeno vagão.

O retorno da litorina era algo esperado por muitos. Alguns desacreditavam dessa possibilidade, como explica o superintendente Estadual de Turismo (Setur), Gilvan José Pereira júnior.

“O governo de Rondônia, por meio do governador Coronel Marcos Rocha, está colocando em prática essa vontade de resgatar o turismo do Estado. A inauguração da litorina potencializa e incentiva o turismo na região. Ela, agora, é mais um cartão-postal da cidade e, em breve, Rondônia vai ser palco do turismo nacional e internacional” destacou o superintendente.

Autoridades políticas também estiveram presentes na inauguração. O deputado estadual Eyder Brasil, líder do governo na Assembleia Legislativa, diz ter ficado emocionado com o retorno da litorina. “Para nós, ver a litorina em funcionamento é motivo de grande alegria. Ela resgata parte da nossa história, das nossas tradições e da nossa cultura. Mostra que também somos ricos em turismo, e que estamos crescendo cada vez mais”.

O passeio é aberto ao público. A litorina se encontra no Memorial Rondon, localizado na Estrada do Santo Antônio. O participante paga apenas uma taxa simbólica em torno de R$ 5 para manutenção da litorina . O Memorial funciona de terça a domingo, mas os passeios na litorina acontecem somente aos sábados, domingos e feriados.

“A litorina trouxe de volta o sentimento de pertencimento. Nós, que trabalhamos com artesanatos, contamos histórias através de nossos produtos, e vê o retorno dessa história através da litorina é inesquecível”, falou emocionada a artesã Keila Regina Rocha.


Fonte:SECOM





Últimas notícias

Carregando...

Notícias relacionadas

Carregando...
Carregando...