Rondônia, 20 de junho de 2019

NOTÍCIAS

20/05/2019 07:20

Porto Velho

Memorial Rondon está na rota do passeio de litorina e é atrativo para visitação

Os passeios terão duração de aproximadamente 25 minutos

Memorial Rondon está na rota do passeio de litorina e é atrativo para visitação

Com a parceria entre o governo do Estado de Rondônia e a prefeitura de Porto Velho para a retomada dos passeios da litorina, saindo da Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) já propõe a visitação ao Memorial Rondon, mantido pelo Estado, e o contado com referências históricas sobre a Expedição Rondon e à antiga Vila de Santo Antônio.

Segundo o superintendente da Setur, Gilvan José Pereira Júnior, apesar da Litorina estar dentro do perímetro de responsabilidade da prefeitura, com a concessão de 50 anos, a parceria entre os poderes estadual e municipal proporcionou a limpeza do percurso de 2,3 quilômetros, com o trabalho de servidores e maquinários do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), utilizando mão de obra de reeducandos para o serviço.

“A Setur está preparando uma recepção no Memorial Rondon, para funcionar como base de visitação no trajeto da litorina, já que o espaço fica em frente à estação ferroviária. Nós vamos levar a locomotiva Marechal Rondon, que está em um galpão da praça, para o Memorial. Será mais uma opção para os registros fotográficos de quem visitar o local e já estamos licitando uma lanchonete e uma loja de suvenir para atender ao público, dando a oportunidade de conhecimento da história, o contato com a locomotiva, artigos característicos locais”, explicou Gilvan.

A ideia deve ser apresentada à prefeitura, e deve somar ao passeio com ainda mais história e cultura rondoniense aos visitantes. “É um trabalho conjunto, ainda com o apoio da Casa Civil e outras instituições e autoridades, além da Associação dos Ferroviários, e acredito que sem vaidade, já que a preocupação é retomar a cultura e fazer o turismo no estado crescer através desse ponto estratégico que é a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que representa o começo de tudo aqui na cidade de Porto Velho”, concluiu o superintendente.

Segundo divulgado pela prefeitura, os passeios terão duração de aproximadamente 25 minutos, com vagas para 14 passageiros na litorina, funcionando de terça a domingo. O retorno será no próximo dia 24, marcando o feriado da padroeira da capital, dia de Nossa Senhora Auxiliadora.

MEMORIAL RONDON

Inaugurado em dezembro de 2015, o Memorial Rondon, localizado na Estrada de Santo Antônio, abriga fotografias, pinturas, peças arqueológicas, quadros, utensílios e réplicas de objetos utilizados por Marechal Cândido Rondon, e um painel com uma linha do tempo desde o século 17. Uma grande oca relembra a imagem da habitação indígena no século passado na Amazônia. Segundo livro de registros da Setur, mais de 46 mil visitantes já passaram pelo Memorial desde a inauguração e, somente este ano, mais de 10 mil turistas visitaram o local.


Fonte:SECOM



Memorial Rondon está na rota do passeio de litorina e é atrativo para visitação


Últimas notícias

Carregando...

Notícias relacionadas

Carregando...
Carregando...