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07/04/2021 09:17h - Porto Velho - Geral

Detran investe em modernização tecnológica para otimizar atendimento aos usuários do serviço

Pelo próprio aparelho celular, população obtêm acesso ao atendimento.

O Governo de Rondônia, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), investiu em modernização tecnológica de softwares, ferramentas e equipamentos para facilitar o acesso ao atendimento ao público, especialmente, durante o período de Isolamento Social Controlado. De acordo com o órgão, a mudança vem otimizando os serviços aos usuários, além de contribuir na eficiência e economicidade do trabalho oferecido. Tendo em vista a disponibilidade encontrada nos recursos tecnológicos, a cada dia, o departamento vem aprimorando sua forma de atendimento. Conforme o órgão, no mês de março deste ano, foi investido R$ 396 mil na aquisição de 152 tablets, dos quais, 72 dispositivos foram destinados à Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e outros 80 para a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet). Os equipamentos auxiliam nas ações educativas e de orientação desempenhadas pelos profissionais durante seus trabalhos. Além desse investimento, também foram implantados tablets nas unidades estaduais dos municípios como medida de facilitar aos candidatos que fazem a prova teórica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a tecnologia, o exame passou a ser feito eletronicamente, cujo resultado é obtido de maneira ágil. Nessa mesma ação, as unidades do Detran, com o incentivo do Poder Executivo, contaram com a inserção do reconhecimento biométrico por sistema eletrônico. Antes de realizar a avaliação, os candidatos devem utilizar o leitor digital denominado Live Finger Detection para serem identificados, o que reduz a possibilidade de fraude no momento da prova. Durante o período de isolamento social, os usuários do sistema passaram ainda a contar com novas modalidades de serviços para obter informações e documentos do motorista ou do veículo. A exemplo disso, a disponibilidade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), na qual, não há mais necessidade de ser impresso em papel-moeda, podendo ser baixado no próprio celular e utilizado eletronicamente, ou, impresso em casa, em folha A4. O departamento dispõe também de outros recursos tecnológicos e suas vantagens ao aderir este tipo de atendimento, como no fornecimento da Carteira Nacional de Habilitação em formato digital. APLICATIVO Assim como a CRLV-e, através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível em Android e IOS, aqueles que optarem em ter a CNH Digital podem contar com o serviço oferecido no software. O documento é 100% virtual e tem validade a nível nacional. AGENDAMENTO ONLINE O “Agendamento Online” é outro meio disponibilizado aos cidadãos, evitando aglomerações desnecessárias que possam prejudicar a saúde das pessoas, a fim de facilitar a realização de diversos atendimentos. O usuário deve entrar no portal oficial do Detran Rondônia e clicar em um banner na parte superior da página principal (home). Lá, ele irá agendar seu atendimento e selecionar localidade e data, depois escolher o tipo de serviço que necessita. Além deste efeito, outro ícone com o nome de “Meus Atendimentos”, localizado no lado posterior, registra todos os pedidos solicitados pelo usuário, podendo ser alterado ou cancelado se for preciso pelo mesmo. A ação do “Agendamento Online”, tem por finalidade também apoiar pessoas que não têm acesso à internet, e não conseguem solucionar eventuais problemas por meio digital, possibilitando ir a um posto do Detran/RO usar dos serviços presencialmente. CARTA DE SERVIÇOS ONLINE Para orientar o passo a passo dos serviços prestados pela autarquia estadual, foi disponibilizada a Carta de Serviços Online aos cidadãos rondonienses. Por meio deste documento, os usurários têm em mãos informações de como ter acesso e os procedimentos de atendimentos estabelecidos pelo órgão público, a fim de facilitar o andamento do trabalho. USO DE PLATAFORMAS Tanto para à formação de novos condutores, quanto a promoção de cursos e videoconferências realizadas no dia a dia dos servidores, a autarquia adotou duas principais plataformas digitais como comunicação remota durante o período pandêmico. A primeira, denominada BigBlueButton, tendo seu diferencial pelo sistema de reconhecimento facial antes de começar os encontros online, e o software Moodle, ambos ligados ao sistema “DetranNet”. Segundo o departamento, a aplicação desses recursos puderam facilitar e dar segurança às pessoas que fizessem o uso do serviço, aliando à agilidade no atendimento prestado pelo órgão. Atualmente, são oferecidos cursos de capacitação técnico-teórica, de forma remota, para servidores e à comunidade em geral. Para mais informações, os interessados devem consultar o site oficial: www.detran.ro.gov.br.
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Fonte: SECOM

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