MPRO e Assogiro realizarão fórum sobre enfrentamento à mortalidade materna em Rondônia
MPRO promove fórum sobre mortalidade materna em Rondônia, com especialistas e debates estratégicos.
Estão abertas as inscrições para o Fórum Rondoniense de Enfrentamento à Mortalidade Materna, que ocorrerá na quinta-feira (29/5), no Auditório do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho. O evento é promovido pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) em parceria com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Rondônia (Assogiro) e visa fortalecer o debate e as estratégias de cuidado com a vida das mulheres.
A iniciativa é aberta ao público e reunirá especialistas, gestores da área da saúde, instituições públicas e representantes da sociedade civil. As inscrições estão disponíveis gratuitamente pelo site: https://doity.com.br/iifremm.
O encontro tem como objetivo discutir o cenário da mortalidade materna no estado e propor ações integradas para enfrentar o problema. Dados de 2023 mostram que a Razão de Mortalidade Materna (RMM) em Rondônia foi de 37,6 mortes a cada 100 mil nascidos vivos, número superior à meta nacional pactuada junto ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3.1), que é de 30/100.000 NV. “A presença da sociedade nesse debate é essencial para a construção de soluções que salvam vidas e fortalecem o cuidado materno no nosso estado”, afirma o promotor de Justiça Leandro da Costa Gandolfo, que atua na área da saúde.
Abertura
A programação começa às 7h, com credenciamento e café de boas-vindas. Às 8h, será realizada a abertura oficial do evento, com a participação do MPRO, da Assogiro, do Comitê de Mortalidade Materna, além de representantes da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e Conselho de Medicina.
Palestras
Entre os destaques estão a palestra da médica Rossana Pulcineli Vieira Francisco, que apresentará o panorama nacional e estratégias para eliminação de mortes maternas evitáveis, e a conferência de Maria Esther de Albuquerque Vilela, sobre os dez passos do cuidado obstétrico. Também está previsto um painel com diagnóstico da mortalidade materna em Rondônia, com dados atualizados sobre as causas evitáveis e os principais grupos vulneráveis.
Experiências locais e fórum
Durante a manhã, serão apresentados casos de boas práticas municipais na redução da mortalidade e, em seguida, o fórum “Vozes da Comunidade” reunirá familiares de vítimas, lideranças comunitárias e movimentos sociais para tratar do impacto da morte materna nas famílias e territórios. À tarde, haverá uma reunião para criação do Fórum Permanente de Monitoramento da Mortalidade Materna, Neonatal e Gravidez na Adolescência.