Rondônia, 06 de dezembro de 2019

NOTÍCIAS

12/11/2019 14:50

México

Com medo de ser preso na Bolívia, Evo Morales foge para o México

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales chega no aeroporto da Cidade do México após receber asilo político do governo mexicano - Pedro Pardo/AFP

Com medo de ser preso na Bolívia, Evo Morales foge para o México

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou nesta terça-feira, 12, ao México, dois dias depois de renunciar ao mandato. O pouso do avião com o político foi anunciado no Twitter pelo ministro de Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard. “Evo chegou são e salvo ao México”, escreveu.

Morales recebeu o convite do governo mexicano para o asilo político no país logo após anunciar no domingo 10 que deixaria o cargo de presidente. O boliviano enfrentava protestos da oposição depois de sua reeleição, em outubro, em um pleito marcado por acusações de fraude perdendo o apoio dos militares que “recomendaram” sua renuncia mesmo após Morales ter anulado os resultados e convocado novas eleições acatando o pedido da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Após pousar, Morales realizou um breve discurso ao lado de Ebrard. O ex-presidente agradeceu ao governo mexicano por te-lhe concedido o asilo político, pois sua vida estava em risco. “No dia 9 de novembro, no sábado, um membro da equipe de segurança do Exército me informou sobre uma mensagem que recebeu onde lhe era pedido que me entregasse por 50.000 dólares”, afirmou. “Por isso digo, obrigado por salvarem minha vida”.

Ao lado de Evo, também se encontrava o ex-vice-presidente Álvaro García Linera.

A situação na Bolívia ainda é critica. Parlamentares da oposição correm para elegerem um novo presidente no Senado, já que o líder da Casa, ao lado do presidente da Câmara, também renunciaram no domingo, deixando a linha sucessória indefinida. Após a escolha da nova liderança, é esperado que o governo de transição convoque novas eleições para o dia 22 de janeiro.


Fonte:Veja





Últimas notícias

Carregando...

Notícias relacionadas

Carregando...
Carregando...