Rondônia, 19 de junho de 2021

NOTÍCIAS

09/06/2021 14:48

Estados Unidos

Milhões de doses da Janssen estão perto do prazo de validade nos EUA

A vacina da Janssen contra a covid-19 é aplicada em dose única - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR.

Milhões de doses da Janssen estão perto do prazo de validade nos EUA

Milhões de vacinas da Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson) estão próximas do prazo de validade nos Estados Unidos. As doses são válidas apenas até junho. Hospitais e departamentos de saúde do país tentam utilizar todas para não perderem os imunizantes e o investimento. As informações são do The Wall Street Journal.

Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), pouco mais de 21,3 milhões de vacinas da Janssen foram distribuídas aos Estados norte-americanos. Dessas, apenas 11,1 milhões foram aplicadas, de acordo com os dados até 3ª feira (8.jun.2021). Não é informado quantas dessas doses vão atingir o prazo de validade em junho.

O país juntou tantas doses sem aplicar em sua população por causa do período em que o uso da Janssen foi suspenso. Em 13 de abril, o CDC e a FDA (Food and Drug Administration, autoridade sanitária dos EUA) decidiram suspender a aplicação por uma reação adversa rara.

A suspensão foi durante um período curto de tempo. Em 23 de abril, tanto o CDC quanto a FDA revogaram a decisão. Na época, afirmaram que “há total confiança de que a vacina é segura e eficaz”.

Apesar disso, parte da população ficou hesitante em utilizar a Janssen. A cidade de Filadélfia tem 42.000 doses da vacina perto de expirar. Os Estados de Pensilvânia, Virgínia Ocidental, Oklahoma, Ohio e Arkansas também relatam terem milhares de doses perto do vencimento.

Com muitas cidades e Estados na mesma situação, não é possível enviar as doses excedentes para outras áreas. Soma-se a essa situação, a baixa procura pela vacinação por parte dos norte-americanos.

Mas deixar as doses estragarem não é exatamente uma alternativa bem vista pelo governo norte-americano.

Ao mesmo tempo que a administração de Joe Biden tenta resolver o excesso de vacinas, muitos países em desenvolvimento enfrentam a escassez dos imunizantes contra a covid-19. De acordo com fontes do governo consultadas pelo Wall Street afirmam que não há tempo suficiente para a logística de enviar as doses da Janssen para outros países.

O Brasil é um dos países em busca de mais doses. Mas o Ministério da Saúde estuda maneiras de não desperdiçar as doses da Janssen que vai receber em breve. A pasta pretende realizar um mega mutirão para aplicação de vacinas nos próximos dias.

As 3 milhões de doses que chegarão ao Brasil vencem em 27 de junho. A vacina da Janssen é de aplicação única e tem eficácia de 66% para casos moderados e graves. Se considerados apenas casos graves, a taxa chega a 85%. Nenhum dos voluntários dos testes morreu por covid-19.


Fonte:Poder 360





Últimas notícias

Carregando...

Notícias relacionadas

Carregando...
Carregando...