Rondônia, 24 de novembro de 2020

NOTÍCIAS

30/10/2020 13:43

Turquia

Terremoto no Mar Egeu deixa mortos e feridos na Grécia e Turquia

Destruição provocada por terremoto em Esmirna, na Turquia - Foto: EPA / Ansa - Brasil

Terremoto no Mar Egeu deixa mortos e feridos na Grécia e Turquia

Pelo menos 12 pessoas morreram e 419 ficaram feridas na costa da Turquia após um terremoto de magnitude 7.0 na escala Richter no Mar Egeu. Além disso, dois adolescentes faleceram na ilha de Samos, na Grécia.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo sísmico ocorreu às 8h51 (horário de Brasília), a 10 quilômetros de profundidade, com epicentro a 15 quilômetros de Néon Karlovásion, em Samos.

O terremoto foi sentido até em Atenas, porém provocou mais danos na Turquia, especialmente em Esmirna, que fica a cerca de 60 quilômetros em linha reta do epicentro. Segundo a Proteção Civil turca, pelo menos 12 pessoas morreram e 419 ficaram feridas.

"Estamos ao lado de nossos cidadãos atingidos pelo terremoto com todos os meios de nosso Estado", escreveu no Twitter o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Já o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, disse que a União Europeia está "pronta a dar seu apoio".

Diversos edifícios desabaram em Esmirna, que registrou ondas de até um metro de altura em função do abalo sísmico, e dezenas de pessoas foram resgatadas vivas dos escombros. Em Samos, na Grécia, dois adolescentes de 15 e 17 anos morreram na queda do muro de um edifício.

Turquia e Grécia vivem um momento de alta tensão por causa da exploração de petróleo e gás no Mediterrâneo Oriental, mas os ministros das Relações Exteriores dos dois países conversaram por telefone e prometeram "assistência e apoio recíprocos".


Fonte:Ansa





Últimas notícias

Carregando...

Notícias relacionadas

Carregando...
Carregando...