Zelensky festeja acordo justo com os EUA sobre terras raras e garante: Não envolve dívida
EUA e governo ucraniano assinaram acordo para exploração de terras raras e outros recursos naturais nesta quarta-feira (30) - Foto: Reprodução
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comemorou o acordo assinado com os Estados Unidos para a exploração das chamadas terras raras ucranianas em um comunicado enviado na rede social Telegram nesta quinta-feira (1º).
O ucraniano afirmou que o "acordo mudou significativamente durante o processo de preparação", agora tem "condições justas" e "cria oportunidades para investimentos na Ucrânia".
"O acordo está assinado e será enviado para ratificação. Estamos interessados em garantir que não haja atrasos. O acordo mudou significativamente durante o processo de preparação. Agora é realmente um acordo justo, que cria oportunidades para investimentos na Ucrânia – bastante significativos", declarou.
Zelensky ainda destacou que ele não envolve dívida, mas sim uma troca:
"O acordo não envolve dívida e cria um fundo, o Fundo de Recuperação, que investirá na Ucrânia e ganhará dinheiro aqui. Este é um trabalho conjunto com a América em condições justas, onde tanto o Estado ucraniano quanto os Estados Unidos, que nos ajudam na Defesa, podem ganhar em parceria".