Publicidade

09/08/2022 21:00h - Porto Velho - Política

ALE realiza reunião para debater perda do mandato do deputado Geraldo da Rondônia, mas deputados não aparecem para votar

A declaração de perda de mandato seria analisada pelos deputados tem relação com o processo em trânsito e julgado na Justiça.

Nesta sexta-feira (9) a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) realizou uma reunião extraordinária, para debater sobre a possível perda do mandato do deputado José Geraldo Santos Alves Pinheiro, o Geraldo da Rondônia. Porém, de acordo com o presidente da Assembleia o deputado Alex Redano por falta de quórum, que é a quantidade mínima obrigatória de membros presentes ou formalmente representados, a liberação não aconteceu. Segundo o Presidente foi recebido um documento jurídico solicitando a suspensão da análise de procedimento de cassação até que se julgue uma liminar. “O meu entendimento foi contrário a esse pedido. Então o procedimento continua, como não tivemos quórum suficiente para liberação. Mas já deixei meu posicionamento lavrado em ata que sou favorável ao cumprimento da determinação da justiça da perca do mandato do colega deputado Geraldo da Rondônia”, disse Alex Redano. O Presidente também destaca que depende da mesa diretora para tomar a decisão e enfatizou que para a cassação ser realizada depende do quórum. No mês de junho, a 3ª Vara da Justiça Federal da 1ª Região expediu uma decisão para que a Assembleia declare a perda do mandato de Geraldo da Rondônia. O motivo é uma acusação de crime contra ordem tributária anterior ao mandato de Geraldo. A declaração de perda de mandato seria analisada pelos deputados tem relação com o processo em trânsito e julgado na Justiça Federal contra Geraldo da Rondônia. O deputado Geraldo da Rondônia já esteve envolvido em diversas polêmicas no estado. A última foi após um discurso em que ele fala contra fiscalização ambiental. Durante uma audiência pública em Jacinópolis, no dia 1 de maio no distrito de Nova Mamoré (RO), o deputado falou para a população que vai “ajudar a botar fogo” nos veículos de agentes de fiscalização. Em julho Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou o deputado estadual por incitar populares a agir de forma violenta contra fiscais ambientais.

Fonte: Diário da Amazônia

Notícias relacionadas