Rondônia, 03 de agosto de 2021

NOTÍCIAS

21/07/2021 23:11

Brasília

Bolsonaro erra conta, soma -4 mais 5 e diz que PIB do Brasil vai crescer 9%

Em entrevista, o presidente estimou, erroneamente, crescimento econômico de 9% em 2021

Bolsonaro erra conta, soma -4 mais 5 e diz que PIB do Brasil vai crescer 9%

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta 4ª feira (21.jul.2021) que a economia do Brasil pode crescer até 9% neste ano. O presidente, contudo, errou no cálculo estimado de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

“Alguns projetam já um crescimento de 5% positivo esse ano. Se é 5% positivo e o ano passado foi 4% negativo, crescemos 9%. Isso é um milagre. É uma coisa inacreditável”, declarou em entrevista à Jovem Pan de Itapetininga (SP) nesta manhã. Na entrevista, o presidente afirmou que a economia “está indo muito bem”.

A expectativa de crescimento de 5% no PIB é esperada pela equipe econômica e tem sido repetida pelo presidente. O governo atualizou a previsão para o crescimento econômico de 5,3% em 2021 no 14 de julho. O número, se confirmado, será melhor do que o do ano passado, marcado pela pandemia da covid-19, mas não significará um acréscimo de 9%, como calculado por Bolsonaro.

Em 2020, o país teve queda de 4,1% na comparação com o ano anterior. Foi a maior queda dedes 1996, início da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O país vinha de três anos com resultados positivos, mas de lenta recuperação econômica.

Se confirmada a previsão do governo de crescimento de 5,3%, o saldo nos dois anos de pandemia seria de cerca de 1% positivo. Isso porque o crescimento deste ano em grande parte servirá para recuperar o tombo do ano passado.


Fonte:Valor Economico





Últimas notícias

Carregando...

Notícias relacionadas

Carregando...
Carregando...