Rondônia, 14 de outubro de 2019

NOTÍCIAS

07/06/2019 16:17

Porto Velho

Sesau implanta exame para detecção do vírus da gripe no Lacen

Lacen agora realiza exame para detecção do vírus H1N1

Sesau implanta exame para detecção do vírus da gripe no Lacen

A Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia (Sesau) implantou na primeira semana de junho no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia(Lacen) o diagnóstico para detecção do vírus Influenza (H1N1), causador da gripe. A metodologia é a mais avançada que existe, por Biologia Molecular.

O treinamento da equipe foi realizado pelo Ministério da Saúde (MS), no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, o MS também está fornecendo os insumos para realização dos exames e já foram feitos os testes para validação.

“A partir de agora, a resposta dos casos suspeitos serão fornecidas com mais rapidez, pois não será preciso enviar o exame para o laboratório de referência, o que demandava muito tempo para o fechamento dos casos.” Explicou, o diretor geral do Lacen, Luiz Tagliane.

Rondônia registrou este ano duas mortes por H1N1 na capital, e até o mês de maio, 18 casos de H1N1 foram confirmados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). Os estados vizinhos, Amazonas e Acre, vivenciaram nos últimos meses surtos da doença.

De acordo com o secretário da Sesau, Fernando Máximo, os resultados dos exames demoravam até trinta dias e, agora, com a realização no Lacen, em até uma semana se tem o resultado. ” No caso do H1N1 a evolução é rápida, o diagnóstico é super importante para o controle da doença”.

Os exames são solicitados após avaliação clínica feita pelo médico, com risco de morte. Em 2018, foram 116 exames enviados para o laboratório de referência. Os testes no Lacen iniciaram em abril, e desde então foram 105 exames realizados.

“Quando enviamos pra fora, como a resposta demora, a demanda diminui. Agora já são 105 exames realizados, esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos e pela rapidez no retorno do exame”, explicou a biomédica, Cicileia Correia.

SOBRE A GRIPE

A gripe (Influenza) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor no corpo, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) concede de forma gratuita a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus.


Fonte:SECOM





Últimas notícias

Carregando...

Notícias relacionadas

Carregando...
Carregando...